Comportamento e Temperamento
Coelhos são criaturas sociais. E com manuseio fácil, eles geralmente são bastante mansos, brincalhões e divertidos de se ver. Muitos podem até aprender a responder ao seu nome e vir quando chamados.
Os coelhos costumam formar laços estreitos com seus donos e gostam de estar perto deles. Alguns coelhos aceitam ser apanhados no colo. Mas, na maioria das vezes, eles preferem os pés no chão e gostam de se aconchegar ao lado de seus donos para acariciar. Eles não tendem a morder, mas podem morder e arranhar se sentirem que estão sendo manuseados de maneira inadequada. Assim, os coelhos de estimação normalmente não são uma boa companhia para crianças que não tiverem auxilio dos pais.
É ideal manter mais de um coelho para atender às suas necessidades sociais. Membros do sexo oposto podem ser mantidos juntos desde que sejam esterilizados e castrados. Além disso, alguns coelhos podem se dar bem com outros animais domésticos.
Os coelhos são geralmente animais de estimação tranquilos e seu cuidado é fácil com alimentação diária e limpeza regular. O exercício diário fora de seu recinto também é uma necessidade. E eles precisam mastigar. Portanto, muitos brinquedos seguros para mastigar devem ser fornecidos, e todos os espaços onde o coelho pode passear devem ser cuidadosamente à prova de coelhos. Um coelho privado de brinquedos e socialização geralmente se torna destrutivo.
-
Antes de comprar/adotar um coelho não se deve criar a expectativa que eles irão agir como um cão ou um gato. São animais peculiares com seu próprio jeito de agir e demonstrar afeto, também sendo o motivo de serem tão amados por seus donos. Um coelho é um coelho, não um cão =)