top of page

COMO CUIDAR DE UM COELHO?

1. Escolha o alojamento mais confortável para o seu coelho

O alojamento para um mini coelho, deve ter espaço o suficiente para que ele consiga se levantar, brincar e correr. O tamanho deve permitir que o animal se deite confortavelmente sem tocar na taça da comida ou no bebedouro.  

É importante que coloque o Alojamento numa área confortável, que não seja muito exposto ao frio e ao barulho. O local deverá ser seguro e não deverá ter nada que o animal possa estragar, como fios elétricos ou outras peças que ele possa engolir. Como os coelhos adoram roer fios e cordas, compre protetores para os fios elétricos, para que consiga escondê-los.

2. Escolha um banheiro para o seu coelho

Cuidar de um coelho implica ter em atenção as questões de higiene. Tenha sempre disponível um banheirinho com serragem ou granulado de madeira, no exterior da gaiola, para que o animal se habitue a usá-lo quando anda pela casa. Os coelhos elegem sempre um cantinho para fazer as suas necessidades. Assim que detectar que o seu coelho já escolheu o cantinho, coloque lá o banheirinho.

3. Prepare um esconderijo 

Os coelhos adoram estar escondidos. Para esse fim, coloque na gaiola um esconderijo, que poderá ser, por exemplo, uma toca. Se possui mais do que um coelho, cada um deve ter o seu próprio esconderijo.

4. Escolha a alimentação mais adequada ao seu coelho

Os coelhos adoram feno e este deve estar sempre à disposição numa área limpa da gaiola. Além de facilitar o processo digestivo, estimula o desgaste dos dentes.

Existem variados sabores de feno e esta pluralidade é do agrado dos coelhos. Recomendamos os fenos in natura.

A alimentação seca deverá ser racionada, por norma cerca de 40gr por dia. Recomendamos a alimentação super premium que deverá ser escolhida mediante as características do seu coelho, como a idade e a espécie.

Vegetais e frutas só poderão ser oferecidos depois de 3 meses de vida.

5. Tenha brinquedos à disposição do animal

Os coelhos adoram brinquedos. Existem acessórios para colocar na gaiola e outros que ajudam a desgastar os dentinhos. Estes últimos são extremamente importantes para os coelhos porque, à medida que vão brincando, garantem que os dentes são mantidos no tamanho correto e não cresçam demais.

Poderá também treinar o seu coelhinho, com alguns truques que o mesmo aprenderá com muita facilidade. 

6. Trate do pelo e unhas do seu coelho

Para cuidar do pelo do seu coelho, escove-o diariamente ou de dois em dois dias. Faça-o com uma escova macia e própria para estes animais. 

Por fim, deverá cortar as unhas do seu coelho com uma tesoura própria para pets, de pontas arredondadas, para evitar ferimentos, a cada 4 semanas.

7. Cuidar de um coelho implica idas regulares ao veterinário

Os profissionais de Veterinária sabem como cuidar de um coelho de forma a garantir a sua saúde e bem-estar. O recomendado é uma consulta por ano, para realização de um check-up.

O veterinário recomendará cuidados necessários e examinará o coelho, dando algumas recomendações, como por exemplo, a quantidade de alimentação. É necessário controlar o crescimento dos dentes da frente e as pontas afiadas dos dentes traseiros (molares e pré-molares).

Para levar ao veterinário, use uma caixa própria para coelhos.

Siga estes passos para cuidar de um coelho e garantir-lhe uma vida feliz e saudável.

Creditos https://www.ornimundo.com/pt/cuidar-coelho

bottom of page